Princípios do Pilates


Princípio da Respiração

        Nossa vida depende da respiração, já que não sobrevivemos sem respirar é nosso dever aprender a respirar corretamente e levar mais atenção a nossa respiração, cuidar bem dela.

       Joseph Pilates dizia que antes de nos aproveitarmos dos benefícios de seu programa de exercícios devíamos aprender a respirar bem e que isso pode ser mais difícil do que pensamos. Ele era praticante de Hata Yoga, por isso sabia da importância do princípio da respiração em seu método.

       A respiração completa seria uma completa inspiração e expiração do ar nos pulmões, enfatizando a importância da movimentação do músculo diafragma, o grande responsável por ela. Também devemos nos preocupar com expirações longas e prolongadas

        Acima de tudo devemos respirar calmamente, sem fazer muita força, para não utilizarmos uma respiração forçada e não ativar músculos desnecessariamente. Durante o exercício não devemos prender o ar nos pulmões!


pilates-ipanema-myra

Alunas do Studio Myra Hirano - Pilates Ipanema 


Princípio da Concentração

          A posição de cada parte do corpo e o movimento executado são o conjunto para a execução do movimento eficiente, se não prestarmos muita atenção concentrados no que estamos fazendo, não alcançaremos os benefícios do Pilates. Além disto, se não estamos concentrados podemos correr o risco de lesão. Um movimento eficaz é seguro e prazeroso!


Princípio da Fluidez

       A essência do método se encontra neste princípio. A grande diferença entre o Pilates e outras formas de exercícios é a ausência de movimentos mecânicos e “pesados”. Os movimentos devem ser graciosos, dinâmicos e devem dar continuidade sempre. Os exercícios de PIlates bem executados se assemelham a coreografias de uma dança, devido a conecxão feita entre uma repetição e outra, fazendo com que muitos grupamentos musculares trabalhem ao mesmo tempo e se fortaleçam juntos.



Image 14

Myra Hirano - Pilates Ipanema



Princípio da Centralização

       Joseph Pilates se destacou através deste princípio. Todos os exercícios de sua técnica devem se preocupar com o suporte do tronco, controlando todo o resto do corpo. Ele denominou esta região de powerhouse (casa de força) que é formada pela musculatura abdominal e as regiões lombar e pélvica. O fortalecimento do powerhouse e a consciência corporal adquirida é a chave de sucesso para obter todas as vantagens do pilates.


Princípio da Precisão

      O princípio da precisão está diretamente ligado ao da concentração. A precisão do movimento evita que o indivíduo corra o risco de se lesionar. Manter a atenção da correta colocação do nosso corpo está relacionada com a postura e a qualidade do movimento. Devemos estar atentos aos detalhes principalmente.


Image 11

Aluno do Studio Myra Hirano - Pilates Ipanema


Princípio do Controle

        Este assim como o Princípio da Precisão tem relação com a qualidade do movimento, consequentemente evita também o risco de lesão. Os movimentos realizados sem nenhum controle normalmente são os que machucam as pessoas. 



Sair de "Princípios do Pilates" e voltar para "Pilates Rio de Janeiro" - pagina inicial


© Myra Hirano 2012 myra@pilatesriodejaneiro.com - 21 - 31284022