Pilates o que é? Falar sobre Pilates é muito importante. Atualmente apesar do Método de Joseph Pilates ter se tornado popular em todo o mundo, existem muitas pessoas que ainda não sabem o que é Pilates. Pilates é um sistema de exercícios físicos que tem como objetivo principal o controle corporal através do balanceamento e equilíbrio musculares, resultados que seus exercícios de força e alongamento proporcionam.

Myra Hirano no Mat PIlates e sua aluna Pamela no aparelho Reformer
O que se sabe sobre Pilates é que a técnica surgiu na época da Grande Guerra e começou a ser praticado nos anos 20, quando Joseph Pilates imigrou da Alemanha para os EUA e abriu oficialmente seu primeiro Studio.
Existem diferentes tipo de Pilates. O Pilates com aparelhos que deve ser praticado nas máquinas específicas, e o Mat Pilates que é praticado no solo e pode ser complementado com o uso de acessórios.

Sala Mat Pilates do Studio Myra Hirano

Myra Hirano orientando o movimento de sua aluna Nathália
O que as pessoas não sabem sobre Pilates é que a prática desses exercícios proporciona benefícios únicos que não são atingidos em outros tipos de atividade física. A força muscular é obtida através da resistência de molas que estão acopladas nos aparelhos de Pilates, já no repertório de exercícios no solo, o Mat Pilates, os músculos são treinados na maioria das vezes contra a gravidade e usando o peso do próprio corpo. A utilização de acessórios como a bola suíça, a faixa elástica e o Magic circle funcionarão para dar maior resistência nas aulas de Mat Pilates.

Myra Hirano realizando o exercício Tree no Reformer
Muita gente pergunta se Pilates emagrece. O Pilates ajuda no processo de emagrecimento, mas sozinho não emagrece. É necessário complementar com atividades cardiovasculares.
Outra dúvida frequente que surge sobre Pilates é com relação as contra-indicações. Por serem exercícios com ausência de sobrecarga muscular, articular e impacto, não existem contra-indicações para o Método Pilates mas sim para certos movimentos. Ao chegar na primeira aula de Pilates, que chamamos de aula experimental, é feita uma avaliação do cliente, para coleta de informções importantes necessárias para montarmos o programa individual de exercícios. De acordo com os limites de cada indivíduo alguns movimentos de Pilates serão proibidos ou não, portanto a escolha dos exercícios dependerá das possibilidades e objetivos de cada um. Por exemplo, uma pessoa com osteoporose deve evitar flexões e rotações da coluna, caso contrário haverá risco de fraturas devido à pressão que sofrerão os corpos vertebrais. É preciso cuidado e o instrutor deve estar atento às complicações de cada aluno.

Myra Hirano orientando sua aluna Nathália com um desafio na bola suíça no exercício de Pilates Shoulder Bridge.
As dúvidas sobre Pilates são muitas, mas a prática é segura se é feita com supervisão de um instrutor preparado e o praticante pode alcançar todo o que Pilates pode beneficiar para o corpo, alcançando assim todos os objetivos desejados.
Sair de " Sobre Pilates - O que é ?" e voltar para "Pilates Rio de Janeiro" - página inicial